O papel da tecnologia na estratégia das PME

Os investimentos cada vez maiores em tecnologia e as iniciativas nas áreas dos negócios digitais, são também formas estratégicas pensadas pelas empresas para se diferenciarem, melhorarem a sua eficiência e conseguirem gerar novas fontes de receita, tentando contornar as crises cada vez mais recorrentes nos últimos anos.  Um dos sectores com maior expansão é o de softwares de automatização de funções que são aproveitados de forma recuperar a produtividade perdida em processos repetitivos de organização e gestão.

No fundo, o investimento ao nível tecnológico traz agregado um aumento da competitividade no mercado, servindo para melhorar também a capacidade de resposta a novos requisitos de negócio na tentativa primordial da satisfação do cliente. Embora haja empresas que ainda menosprezam esta área, encarando-a como mais um acréscimo de custos, é indicutível que a utilização destas tecnologias é uma mais valia por gerar benefícios, melhorias estratégicas, maturidade nos processos, transparência, entre outras vantagens e, por essas razões não deve entrar no balanço financeiro como um gasto e, sim, como investimento. Isso porque aquilo que é investido em desenvolvimento tecnológico, gera um retorno muitas vezes até a curto prazo.  Ramon Martin, CEO da Ricoh Portugal e Espanha explica:

 “as PME portuguesas parecem ser, em alguns casos, mais ambiciosas que as europeias. Dadas as condições complexas do mercado, os líderes empresariais estão ansiosos por identificar novas oportunidades a tempo e obter a máxima recompensa”.

Segundo um estudo da Ricoh, um dos fatores que poderá estar a travar o desenvolvimento das PME europeias, é a hierarquização dentro da empresa, ou seja, a estrutura interna da empresa muitas vezes impede a capitalização das alterações do mercado, faltando recursos para o investimento em novas tecnologias. Esta situação leva à necessidade de priorizar os investimentos de forma mais inteligente.

Melhorias na imagem também podem advir do investimento em tecnologia.
A imagem que a empresa transimite para o mercado, é um fator muito importante e um dos responsáveis pela notoriedade e pelo interesse ou desinteresse por parte do cliente.

Além da boa base estrutural de uma empresa, a imagem vai sendo construída por aquilo que é oferecido ao cliente e pelos fatores diferenciadores mais atrativos como a agilidade, o bom atendimento, os preços competitivos e também as soluções ou produtos inovadores.

Porque é importante investir em tecnologia? Listamos 5 vantagens que devem ser consideradas pelas empresas que ainda vêm o investimento em tecnologia apenas como um custo.

• Disponibiliza soluções e ferramentas para que a empresa se mantenha sempre ativa e competitiva no mercado;

• Proporciona um controlo e um contacto mais ativo, quer a nível dos recursos humanos quer ao nível da proteção de dados (principalmente aos que dizem respeito a clientes). A tecnologia atual fornece processos de gestão de dados eficazes (armazenamento de informações em nuvem e softwares de backup eficientes, seguros e com uma cada vez maior capacidade para um maior volume de dados);

• Automatiza e agiliza processos. Um dos principais entraves à produtividade são os processos que ainda são realizados manualmente e que poderiam ser otimizados com o uso de novas tecnologias que garantisse mais qualidade e menos tempo na sua execução;

• Permite a obtenção de relatórios diários, mensais, semestrais e/ou anuais sobre a empresa para analise e acompanhamento dos resultados em tempo real de modo a que se consigam identificar os principais problemas e agir de forma mais assertiva e imediata para a sua resolução;

• Contribui para um bom desempenho, uniformidade, estabilidade, rapidez, eficiência e produtividade das equipas.

Cada vez mais dinâmico, o mundo pede soluções rápidas e eficientes para todos os processos de uma organização e a estagnação já não tem espaço no mercado moderno, a todos os níveis. As empresas que não pensarem o investimento em tecnologia como uma estratégia e um fator de competitividade e vantagem, correm o risco de se tornar obsoletas e encaradas como pouco atrativas no mercado. Após o reconhecimento das vantagens, este é um processo de adaptação que requer planeamento e investimento, mas que acarreta benefícios e melhorias significativas nos resultados.

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